segunda-feira, 28 de maio de 2012

FLORAIS DE MINAS: DAS QUESTÕES EXISTENCIAIS À APLICAÇÃO TERAPÊUTICA





Neste final de semana (26 e 27 de maio), Ednamara Batista Vasconcelos, psicopedagoga, fundadora dos Florais de Minas, pesquisadora especializada em simbolismo, terapeuta floral e palestrante  deixou o Sítio Florais de Minas em Itaúna, Minas Gerais e veio repassar seus conhecimentos e novidades para as terapeutas florais aqui do Sul. Foi um encontro muito agradável, no espaço da Divina Essência.


Ednamara iniciou o encontrou lançando aqui no sul as essências musicais, que segundo ela, são mosaicos vibracionais acústicos. E esta “paisagem sonora” pode ser retransmitida ao ser humano ou a qualquer outro ser vivo, mediante o uso interno da essência musical, de modo semelhante ao que ocorre com a terapia floral.  Ela explanou sobre algumas das essências, começando por Bach, Vivaldi, passando por Joaquim Rodrigo, Claude Debussy, finalizando com Maurice Ravel. No total são  1.102 essências musicais, abrangendo 290 diferentes compositores. 



Após ela relatou minuciosamente sobre os Buquês Cromáticos de Minas, tintas sagradas da natureza para colorir e restaurar a alma.  Outra modalidade de se fazer uso da cromoterapia, sendo essências extraídas de flores da mesma cor e suas variações em tonalidades. 

No domingo, a palestrante abordou questões existenciais e aplicação terapêutica. Questões cruciais da existência humana foram abordadas de forma multidisciplinar e dinâmica. Ednamara também sugeriu o tratamento destas questões através dos recursos da luminosidade (Florais Cromáticos), a sonoridade (Essências Musicais) e a natureza vegetal (Essências Florais, Fi-Essências e Fi-Florais de Minas).
Foi um curso que Ednamara proporcionou, a todas as presentes, uma ampla reflexão sobre a distorção do conceito de tempo e suas conseqüências: solidão, apego, falta de conexão, rejeição, insegurança, inferioridade, medo, orgulho, ansiedade, preocupação, lentidão, impaciência, traumas, culpa, ressentimento, flexibilidade e relacionamentos.


Não podemos deixar de mencionar os momentos de descontração, os lanches maravilhosos da Elza (proprietária da Divina Essência), os brindes distribuídos, a entrega de diplomas... mas para fechar tudo com chave de ouro, a homenagem da Divina Essência em comemoração aos 20 anos dos Florais de Minas, que ao longo de todo este tempo têm desenvolvido pesquisas pioneiras no campo sutil, proporcionando a todos que delas fazem uso de encontrar de modo suave e seguro um verdadeiro equilíbrio emocional, mental e espiritual. 

Terapeuta Floral e Jornalista: Sandra Geanne Beck Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário