terça-feira, 21 de agosto de 2012

PALESTRA SOBRE ESTRESSE NA DIVINA ESSÊNCIA


Na sexta-feira (17/08), às 19h, no espaço da Divina Essência, Maria Francisca Oscar – enfermeira e terapeuta floral, ministrou uma palestra sobre o Estresse na infância, adolescência e adulto – causas, conseqüências e tratamento complementar com essências Florais do Sul.

Francisca conceituou o estresse como um desgaste total de um organismo, causado por estímulos que o excete demasiadamente por tempo prolongado. Estes estímulos podem ser desagradáveis ou agradáveis. E ressaltou que um estado de estresse se instala a partir de um fator que se denomina evento estressor, que pode ser: conflitos emocionais, conjugais, sociais, perda de emprego, vestibular, mudança de cidade, mudança de emprego, perda de ente querido, perdas súbitas, ganhos súbitos, doenças prolongadas ou crônicas, excesso de trabalho ou de estudo etc. Situações em que a pessoa sente-se altamente exigida e, em geral, por tempo prolongado.

Impotência, medo do fracasso e frustração são alguns dos sentimentos propulsores do estresse frente a um evento. Quando surge a ansiedade, o nervosismo, a intranqüilidade e a angustia, que podem ocasionar reações inadequadas e sensações de mal estar, tanto físicas como psíquicas. E apenar de do estresse ser mais conhecido no adulto, tem sido observado, cada vez mais, na infância e adolescência, pois eles têm sido expostos a situações que exigem deles recursos psicológicos que ainda não possuem. Estão adaptando-se em tenra idade a escolinhas, babás. Possuem agendas lotadas, muitas vezes acabam cuidando de si mesmos (ou de irmãos) e faltam limites estabelecidos pelos pais. Pais estressados geram bebês irritados e com maior predisposição ao estresse. E um alto grau de estresse pode levar a transtornos (doenças) físicos e psíquicos.


A palestrante mencionou os sintomas físicos, emocionais e comportamentais na infância, na adolescência e nos adultos estressados. Assim como dicas para os pais lidarem com estresses deles próprios, das crianças e dos adolescentes. E finalizou a palestra com a contribuição da terapia floral no tratamento do estresse, pois objetiva tratar a pessoa enferma e não a doença. Ressaltando que a terapia floral tem ação tento preventiva como curativa. Destacou algumas essências dos Florais do Sul, assim como compostos concentrados e aromatizadores de ambientes do mesmo sistema, para comporem receitas individualizadas, de acordo com a reação mental e emocional da pessoa frente ao que ela está vivendo.

Terapeuta Floral e Jornalista: Sandra Geanne Beck Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário