segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE A AÇÃO DA ERVA-MATE NO ALZHEIMER




Quem já não ouviu falar em Alzheimer? Além de ouvir, muitos já convivem com esta doença em seu universo social, quando não, dentro de sua família ou mesmo, de seu próprio lar. Assunto bastante importante e atual principalmente para terapeutas florais, que se deparam com esta doença em seus consultórios.
Màrga Régis Farias, psicóloga e co-criadora do Sistema Florais do Sul, defendeu sua tese de mestrado na Faculdade de Medicina da Espanha, em 2009, sobre: A erva-mate e sua ação na atenção, concentração, memória, linguagem, praxia e depressão em idosos com a doença de Alzheimer. A pesquisa de Màrga foi um grande avanço para a Terapia Floral, e a seriedade do projeto tem como base o uso da mesma metodologia utilizada em medicamentos alopatas. E dividiu todo seu conhecimento sobre o assunto, com um grupo de terapeutas florais, na sexta-feira (23/09), na Divina Essência.
Como co-criadora do Sistema Florais do Sul, ela iniciou seu trabalho de pesquisa em 1994 com a essência da flor da erva-mate - símbolo desse Sistema e “Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul”. E a escolheu para seu projeto de pesquisa, pois leu no livro de Gurudas (1989) sobre a ação do extrato da flor de erva-mate na doença de Alzheimer.
Inicia a palestra esclarecendo que no processo de envelhecimento, entra em declínio a atenção, a concentração, a memória, a linguagem, a praxia e capacidade funcional nas atividades de vida diária, que fazem o indivíduo dependente de seus familiares e/ou curadores. Nas demências esse declínio de aspectos cognitivos é mais acelerado e profundamente prejudicado. Uma dessas demências é Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que deteriora as habilidades intelectuais previamente adquiridas e que interfere nas atividades ocupacionais e sociais, invalidando o indivíduo. A memória é o aspecto cognitivo mais afetado no começo da doença, que possui três etapas de evolução: leve, moderada e grave.
Ao relatar a metodologia utilizada na pesquisa, Màrga frisa que todos os participantes mantiveram, durante a experimentação, a alimentação e medicamentos que já estavam utilizando. A amostra foi composta por 20 idosos sem a doença de Alzheimer, na faixa etária de 71 à 92 anos e 35 idosos com Alzheimer, na faixa etária de 65 à 97 anos, sendo 20 na fase leve, 13 na fase moderada e dois na fase grave da doença. Todos os participantes foram avaliados individualmente por uma neuropsicóloga através de entrevistas e testes pertinentes a demência em tela.
Durante 4 meses, as doses diárias recomendadas pela pesquisadora foram ingeridas no mesmo horário dos demais medicamentos dos pesquisados, que passaram por três avaliações, obtendo os seguintes resultados:
- O grupo de idosos sem a doença obtiveram na avaliação qualitativa, uma melhora no sono. E diferenças estatísticas significativas na fluência verbal. E foi surpreendente a constatação da pesquisadora sobre o fato de que os praticantes de atividades físicas tiveram índices melhores dos que os não praticantes.


- No grupo de idosos com Alzheimer, foi constatado que 83,28% já apresentavam sintomas de depressão antes de desenvolverem a doença. E o mais alarmante, 100% dos participantes são sedentários desde o aparecimento dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer.
Está aí uma das importantes constatações da pesquisa: ATIVIDADE FÍSICA REGULAR MELHORA OS ASPECTOS COGNITIVOS DOS IDOSOS.

- Nos participantes com Alzheimer leve o resultado foi melhora no teste que mede a atenção, a concentração e a memória imediata. Assim como a melhora no quadro de depressão desses indivíduos.

- Nos participantes com Alzheimer moderada apresentaram uma melhora nos sintomas psicológicos e comportamentais, diminuição da irritação e da alucinação, agitação, ansiedade, depressão, euforia e melhora do equilíbrio. Na avaliação qualitativa foi observada uma diminuição na agitação, na agressividade e uma melhora na atenção do paciente ao que ocorre ao seu redor. E obtiveram também sinais de recuperação de funções. 

- Na paciente com o quadro grave da doença, foi constatada a diminuição do impacto dos sintomas de stress do cuidador. 

Em função dos resultados da pesquisa científica, Màrga fez o Composto Concentrado Resgate, tratamento complementar para sintomas de problemas de memória, tristeza, melancolia, vazio e perda de sentido de vida, freqüentemente ocasionados por luto de entes queridos, situações de vida pessoal ou profissional. Nas crises existenciais a partir dos 40 anos, onde há necessidade de reintegrar aspectos positivos da personalidade e rever valores, propósitos e significado de vida.
Màrga aproveitou a oportunidade e lançou dois novos produtos, que já se encontram à venda na Divina Essência: o Composto Concentrado Aprendizagem (incrementa a atenção, a memória e a concentração, facilitando o processo de aprendizagem e a expressão verbal. Trabalha o medo e ansiedade em situações de exame e exposição verbal. Desenvolve a capacidade de insight durante o processo psicoterapêutico.) e o Composto Concentrado Sono Reparador (auxilia em situações de sono agitado, pesadelos e insônia, promovendo um sono tranqüilo e reparador.).

Texto de autoria de Sandra Beck,  jornalista e terapeuta floral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário