terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ANSIEDADE

Neste momento vamos abordar um assunto que esta presente em nossos dias. Vamos falar sobre ansiedade, quais são seus sintomas, os transtornos que nos causam e quais os florais mais indicados. Sempre lembrando que nunca deixe de procurar um psicólogo ou um terapeuta floral para fazer uma avaliação e consequentemente uma indicação mais precisa, pois cada pessoa é única com seu universo individual.
Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis. As causas, tanto da ansiedade quanto do medo, não surgem na vida das pessoas por uma escolha, acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas destes sintomas.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada que se leva atualmente. A ansiedade quando passa a ser constante na vida das pessoas, dependendo do grau ou frequência, pode tornar-se patológica e causar sérios problemas mais tarde.
Sofrer deste mal faz com que a pessoa perca parte da autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga incapaz de realiza-las. A mesma vem se configurando como um dos grandes problemas de nossos tempos. Vida agitada, pressão e stress somam-se gerando esta dificuldade que tanto prejudica as nossas vidas. Este estado de espirito altera negativamente a vida da pessoa, levando-a a afastar-se da realidade a sua volta, acabando muitas vezes prejudicando a sua vida e seus relacionamentos.
Quanto aos sintomas vamos mencionar apenas alguns dos inúmeros existentes.
- necessidade de estar sempre fazendo alguma coisa, uma maneira de fugir do seu estado emocional;
- dificuldades ao dormir, sentindo-se sem energia durante o dia;
- roer unhas incessantemente;
- dificuldade de concentração;
- tensão muscular;
- taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos);
-sensação de desconforto ou apreensão;
-sensação de vazio interno levando as pessoas a buscar no alimento o preenchimento do mesmo.

Os florais indicados para a ansiedade segue a descrição dos criadores das essências florais e o livro da Magda Spalding Peres.
MINAS: Calmim, Dianthus, Fúcsia, Verbenácea, Levitate.
AGNES: Compulsividade, Gema de Ovo, Vinagreira.
VIDA: Serenidade, Animi Relaxatio.
FILHAS DE GAIA: Cúrcuma.
BUTIAZAL: Pérola do lago, Praia do Leão.
AURA LUZ: Antidepressivo, Cravina, Ameixa de Inverno.
FLORAIS DO SUL: Composto Equilíbrio.
BACH: Agrimony,Vervain.
SAINT GERMAIN: Cidreira, Lírio da Paz, Gerânio, Ipê Roxo.
OBS: Este são alguns dos sistemas pesquisados, existem uma gama de sistemas e essências florais que não fizeram parte desta consulta.





Um comentário:

  1. Elza, que lindo o teu blog!!!
    Vou fazer uma postagem sobre ele no meu para ajudar a divulgar.
    Muito sucesso!
    Beijão.

    ResponderExcluir